Exposição Imersiva de Van Gogh - 2019
- Dio
- 25 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Olá, marujo! Como vai você?
Eis que estou navegando pelo maravilhoso mundo da internet quando me deparo com o seguinte anúncio: EXPOSIÇÃO IMERSIVA DE VAN GOGH CHEGA A SÃO PAULO. E eu, como bom amante das artes, obviamente fui.

Primeiramente: quem é Van Gogh?
Caso você esteja vagando fora desse mundo por alguns, digamos, séculos, Van Gogh é um artista holandês muito conhecido mundialmente por seus quadros impressionistas, sempre muito coloridos e cheios de sentimento. Ou, talvez, ele seja apenas "aquele cara ruivo que pinta quadros e cortou a própria orelha fora". Não sei, você decide.
Segundo: O que é uma exposição imersiva?
Bom, como dito, Van Gogh era um pintor e, obviamente, uma exposição com a sua temática seria centrada em seus quadros. O ás da questão nessa exposição é que ela não se resume apenas a isso: você ENTRA nos quadros: o ambiente é todo moldado de modo que você possa experenciar as diversas sensações representadas pelo quadro apresentado: sons, cheiros, imagens e esculturas 3D, óculos de realidade aumentada (diga-se, de passagem: minha parte favorita da exposição), sala de espelhos e até mesmo o clima das salas contribuem para que se possa sentir as entranhas da representação do artista.

As salas são organizadas de modo que possamos conhecer melhor o artista a partir de suas obras. É possível vermos sua visão de mundo em contraponto ao que o mundo real nos apresenta. Todas as formas, figuras, itens, sons, cores e cheiros são meticulosamente inseridos nos ambientes representados pelos quadros para que cada mínima sensação fique gravada em nossas memórias. E, de fato: você nunca mais verá da mesma forma.
Até mesmo para os não tão fascinados assim por arte: as experiências propiciadas chegam a ser excitantes para todos os públicos. Tudo é muito lúdico e muito bem estruturado para que seja um ambiente agradável.

Onde encontrar?
A exposição pode ser vista no Shopping Pátio Higienópolis - Vão Central, Piso Veiga Filho em São Paulo (SP) de 17 de agosto a 15 de setembro, de segunda a sábado, das 13h às 21h; domingos e feriados, das 14 às 20h. As visitas são realizadas por ordem de chegada. Mas não se engane: por se tratar de algo experencial, é sempre interessante chegar mais cedo, pois a fila pode demorar.
Até mais e nunca se esqueça de nadar.
Yorumlar