top of page

Aprendendo Rápido: Queda da Bastilha


(obs.: não necessariamente com essas palavras) (hahahaha)

Em 1789 A França passava fome, então um pessoal se reuniu para tentar resolver o problema (Estados Gerais), mas foram barrados pela Nobreza que era tipo uma minoria BEM minoria mesmo. Depois o Rei Luís XVI fingiu aceitar a ideia da população classe média/ pobre ter uma vida melhor (sabiam de nada inocentes), na verdade ele queria matar "geral", reuniu um exercito e disse "É TUDO MEU, EU QUE MANDO SOZINHO NESSE NEGÓCIO, FAÇO O QUE EU QUERÊ" (Não necessariamente com essas palavras)

Um jornalista Camille Desmoulins que até então não era ninguém na fila do pão, soube da decisão do Rei e saiu espalhando pra geral que sujou e que todo mundo tava lascado porque não tinham para onde correr. O POVO SE UNIU e disse "SE ME ATACA VOU ATACA" (não exatamente com essas palavras), (adoro essa parte) marcharam para um antigo hospital aonde tinha um arsenal de armas (para se defender da repressão sangrenta), depois que conseguiram as armas tiveram que marchar para a Bastilha (uma fortaleza utilizada como prisão) porque precisavam da munição (tudo para ajudar né).

Fortaleza da Bastilha é uma prisão grande governada pelo Marquês de Launay, aonde tem todas as pólvoras da cidade (ou tipo isso), super vigiada, por sua vez, defendia-se com 32 guardas suíços e 82 "inválidos" de guerra, possuindo 15 canhões, dos quais "apenas três em funcionamento". (cara isso ta parecendo o Brasil atual), tão bem guardado dessa forma é claro que o povo conseguiu invadir e pegar a munição (o povo unido jamais será vencido), o Governador ainda tentou um migué, manteve a calma, tentou negociar (para que brigar? Se podemos ser amiguinhos) até que finalmente acabou perdendo a cabeça (tipo game of thrones). Na verdade os guardas se descontrolaram e atiraram no povo, ai rolou revolta e virou "tiro, porrada e bomba" (entendam a referência), o povo queimou e destruiu a bastilha logo depois.

E o povo venceu!!!

A queda da Bastilha, no 14 de Julho de 1789, ainda hoje é comemorada como o principal feriado e evento francês. ( deveria ser feriado universal para lembrar a força que o povo tem quando se uni)

Fim (só que não)

to be continue....

 
 
 

Comments


bottom of page